Atualizado dia 20/06/2023
Qual a importância da gestão financeira e como aplicá-la em sua empresa?
Entenda melhor o papel da gestão financeira empresarial, quais são as práticas de gerenciamento e como a tecnologia pode solucionar os principais entraves.
A gestão financeira é uma das funções administrativas mais importantes em uma empresa. Responsável por planejar e controlar o uso dos recursos da organização, a gestão financeira influencia em todos os setores do empreendimento, pois o funcionamento de cada um deles depende do orçamento.
É graças à correta aplicação de recursos que as operações conseguem gerar lucro para a empresa. Fica evidente que a gestão financeira é estratégica. Apesar disso, essa área, comumente, emperra em barreiras como a dificuldade de estabelecer processos, falhas analíticas, perda de informação, planejamento ineficaz e erros de apuração.
Deficiências como essas levam a uma visão distorcida sobre a realidade financeira da organização, gerando prejuízos ocasionados por fatores como riscos não gerenciados, baixa competitividade, custos elevados e perda de oportunidades de negócio.
Por que é importante realizar uma gestão financeira?
Para que uma empresa seja bem-sucedida, é importante que ela tenha uma estrutura administrativa eficiente e alinhada aos propósitos e objetivos do negócio. Mas como se consegue isso? Por meio do processo organizacional. É ele quem vai direcionar todas as ações para que as metas sejam alcançadas de forma consistente e contínua.
Podemos descrever processo organizacional como o grupo de funções administrativas que se dividem em cinco etapas:
No esquema macro, que contempla a organização como um todo, a gestão financeira participa de várias fases, sobretudo no planejamento. Isso porque a gestão financeira tem como objetivo central o gerenciamento dos recursos da empresa.
Assim, ela é determinante para apontar quais são as limitações de recursos, oportunidades de investimentos e aferição de resultados obtidos. Todo negócio tem que gerar lucro para ser sustentável. Mas se não há uma boa gestão desses ganhos, como as operações serão financiadas?
É preciso, portanto, que a gestão financeira esteja alinhada ao processo organizacional. Sem ela, a empresa se expõe a riscos econômicos, como o de não obter (ou preservar) o capital de giro necessário para as operações do negócio, elevar o comprometimento com dívidas, entre outros.
Vale observar que as etapas do processo organizacional também devem estar presentes na organização do departamento responsável pela gestão financeira. Isto é, planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação precisam ser pensados para cada setor. Por isso é tão importante conhecer essas etapas. Confira!
Planejamento
O planejamento é a esfera do processo organizacional que se preocupa em verificar a realidade atual da empresa, avaliar oportunidades a serem alcançadas, definir objetivos futuros, elaborar meios para alcance das metas e projetar ações de acordo com cenários distintos.
Na gestão financeira, o planejamento é diferente, porém é mais específico. Deve se preocupar com a análise da situação financeira, identificar melhores possibilidades para o investimento ou uso dos recursos econômicos, definir resultados a serem alcançados, avaliar como as metas podem ser concretizadas e prever como se deve agir em diferentes cenários.
Existem três níveis de planejamento:
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico cuida das projeções de longo prazo. Ou seja, para um período superior a cinco anos. Por isso, é um planejamento menos detalhado, que indica perspectivas a serem buscadas, mas de forma mais flexível, pois há possibilidade de mudança de cenários. Na gestão financeira, podemos usar como exemplo o planejamento de investimentos futuros, como a expansão do negócio.
Planejamento tático
No planejamento tático, o foco é o médio prazo, compreendendo um período que vai de um a cinco anos. Ele é um desdobramento do planejamento estratégico e traça atividades que devem ser adotadas para levar a organização a atingir seus objetivos. Aqui também é importante ter um grau de flexibilidade para adaptação frente à mudança de cenários.
Seguindo o exemplo da expansão do negócio, a gestão financeira se preocuparia, nesse caso, com o controle financeiro, definição de investimentos e, principalmente, potencialização dos resultados por meio das operações da empresa.
Planejamento operacional
No curto prazo, dentro do período de um ano, vem o planejamento operacional, que tem como principal característica a definição do plano de ações propriamente dito. Ou seja, como os processos devem ser conduzidos no dia a dia da empresa para dar sustentação aos planejamentos táticos e estratégicos. Aqui, são envolvidos todos os colaboradores. Na gestão financeira, consiste na definição dos processos financeiros diários.
Direção
A execução dos processos estabelecidos no planejamento depende do papel da liderança, que deve orientar as equipes para o cumprimento das funções de acordo com o que foi definido. Em gestão financeira, isso pressupõe o comando e a supervisão dos procedimentos que, em geral, são complexos, pois envolvem registros, cálculos e controles financeiros.
Comunicação
Comunicar é ação essencial em todos os momentos. A interlocução transparente e objetiva favorece a execução dos trabalhos e o alcance dos objetivos.
Controle
O controle deve se preocupar com a verificação dos processos, com a intenção de avaliar se eles estão sendo executados conforme o que foi planejado. Assim, é possível adotar medidas de correção de forma preventiva, evitando a ocorrência de erros, retrabalhos ou desvio de propósitos.
Avaliação
A avaliação concentra a mensuração dos resultados. Para isso, é importante que desde o planejamento haja clareza quanto aos indicadores que devem ser adotados. Além disso, para fazer uma análise de resultados eficiente é preciso ter o registro de todos os dados necessários à apuração. Avaliar é uma etapa fundamental no processo organizacional, pois é ela quem vai indicar se o planejamento e os processos definidos geram retorno para o negócio.
Quais as principais funções da gestão financeira?
Como demonstramos, dentro do processo organizacional a gestão financeira cumpre papéis importantes na estratégia do negócio. Na prática, deve executar funções que aprimorem os resultados e garantam o melhor aproveitamento de recursos.
Destacaremos as principais funções a seguir. Acompanhe!
Planejamento e análise financeira
Todo processo começa com o planejamento. Isso porque ele estabelece parâmetros e direções a seguir. No caso da gestão financeira, podemos compreender melhor essa etapa de acordo com a definição feita pelo doutor José Eduardo Zdanowicz, autor do livro “Planejamento Financeiro e Orçamento”:
É através do planejamento financeiro e orçamento que se poderá visualizar as medidas que deverão ser executadas, bem como as expectativas a respeito do futuro da empresa. As decisões importantes, quando embasadas no planejamento e controle financeiros, têm grande possibilidade de serem eficazes e darem certo na empresa.
O planejamento financeiro acompanha o planejamento estratégico da empresa. Isto é, ele deve indicar como os recursos devem ser utilizados para alcançar os objetivos traçados. É por isso que Zdanowicz faz a associação entre planejamento financeiro e orçamento, pois, na prática, tudo dependerá do orçamento disponível.
Todos os direcionamentos do negócio devem considerar os custos para dimensionar qual será o impacto financeiro, as perspectivas de retorno dos investimentos e se há ou não recursos suficientes para sustentar as metas da empresa.
É por isso também que a análise financeira é parte indispensável nesse processo. Afinal de contas, é preciso ter uma noção exata da situação econômica da empresa para só então montar um plano de ações.
Como é possível observar, planejar, orçar e analisar as finanças são funções que devem ser conduzidas de forma unificada. Importante lembrar que cumprem um papel estratégico para o negócio.
O planejamento financeiro deve conter:
Aplicação dos recursos financeiros
Uma atribuição decorrente do planejamento é o plano de aplicação dos recursos financeiros, que nada mais é do que uma previsão de desembolsos necessários para colocar em prática o planejamento de uma empresa ou de projetos específicos.
Como é possível notar, todas as ações da organização dependem de recursos. O custo é, portanto, inerente à atividade empresarial. Isto é, qualquer propósito dependerá de investimentos, por menores que sejam, como a aquisição de matéria-prima.
A aplicação de recursos compreende:
Voltamos, portanto, ao planejamento que vai indicar quais são as condições econômicas do negócio, as ações definidas para atingir os resultados esperados e a análise entre custo e benefício, facilitando, assim, a tomada de decisões.
Controle sobre contas a receber e a pagar
Gerenciar as contas a pagar e a receber é, na verdade, controlar receitas e despesas.
Confira o nosso curso online de Análise Financeira e aprenda tudo na prática para o executar no ambiente empresarial.
Curso Online de Analista Financeiro
Saiba como fazer uma Análise Financeira Empresarial e faturar muito com isso. Treinamento completo, 100% online, atualizado e com certificado reconhecido.
45.303.580/0001-24 | LH EMPREENDIMENTOS DIGITAIS LTDA
Copyright 2023 – Todos os direitos reservados